Você, na condição de corretor, comprador ou vendedor de imóvel, já deve ter se perguntado:
-Como saber em qual cartório um imóvel está registrado?
-Como saber em qual registro de imóveis solicitar uma matrícula?
Te ajudaremos a responder essas e outras questões, arraste para ao lado e entenda!
Primeiramente, é importante dizer que cada imóvel pode ter apenas uma matrícula ( salvo exceções legais) e cada imóvel só pode ser registrado em um único cartório de registro de imóveis.
Essa regra busca garantir a segurança jurídica das negociações imobiliárias, pois evita que o mesmo imóvel seja formalmente vendido ou transferido para mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
Cada registro de imóveis é responsável pelos imóveis localizados em sua circunscrição.
CIRCUNSCRIÇÃO é uma determinada área geográfica ou territorial.
Essas circunscrição é definida por lei, normalmente uma lei estadual, que estabelece em qual área cada registro de imóveis é responsável por registrar as transações imobiliárias e manter as matrículas dos imóveis.
Para saber em qual cartório um imóvel está registrado e portanto solicitar a matrícula, você precisa saber em qual circunscrição o bem está inserido E qual é o registro de imóveis responsável por aquela região.
Uma sugestão para descobrir isso é: acesse o site registradores.onr.org.br/, clique no campo de obter informações de cartório.
Escolha o estado o município e ele te informará quantos registros de imóveis existem no município/ localidade que você selecionou.
Se for apenas um, você já sabe que este deve ser o registro de imóveis no qual a matrícula se encontra.
Se existe mais de um, você pode fazer contrato telefônico ouvir e-mail com um dos registros de Imóveis e solicitar informações sobre a circunscrição, ou, até mesmo, obtê-la nos próprios sites dos registros de imóveis, já que, hoje em dia, muitos cartórios possuem endereços eletrônicos.
Ou você pode, ainda no site Registradores – ONR – Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado – SAEC , clicar no campo de consulta de matrícula, inserir as informações solicitadas, como o endereço completo o número da matrícula do imóvel, se você possuir, e aguardar o retorno das informações/ documentos.