Demitir um funcionário não é uma tarefa fácil!
Sejam quais forem os motivos que resultaram na decisão, a maneira escolhida para informar o funcionário sobre seu desligamento faz muita diferença, inclusive para fins judiciais.
Acompanhe uma lista com 5 cuidados que precisam ser tomados nessa hora tão complicada:
1- Não surpreenda o colaborador: para evitar reações indesejadas, agende uma reunião antecipadamente e informe a importância do encontro;
2- Realize a demissão de maneira respeitosa: seja educado, gentil e solucione todas as dúvidas que poderão surgir;
3- Assegure-se de que os direitos trabalhistas serão cumpridos: a fim de evitar conflitos futuros, informe prazo, procedimento e prosseguimentos;
4- Documente a reunião: seja com testemunhas e/ou documento assinado, por dizer respeito a um fim de contrato, é muito importante registrar;
5- Comunique a equipe: para evitar comentários desnecessários e boatos, sempre informe o desligamento de um colaborador.
💡Em caso de dúvidas procure um advogado especialista!
Adv Joaquim Cândido